Voluntariado

Histórico da Associação do Voluntariado do Hospital do Mandaqui

A associação das Voluntárias do Hospital Mandaqui surgiu devido a uma preocupação daDiretoria do Complexo Hospitalar do Mandaqui em criar um canal de comunicação com a sociedade Civil e aproximar-se da comunidade.

Assim, em 1995 foi criada a “Associação das Voluntárias do Hospital Mandaqui”, com a colaboração do então membro da equipe do hospital Dr. Duarte Malva Vicente rotariano integrante do Rotary Club de São Paulo Norte.

Em 2003 com a adesão de homens ao quadro de voluntários passou a chamar-se “Associação do Voluntariado do Hospital do Mandaqui”. O trabalho voluntário contava com um pequeno número de membros e atualmente já são mais de 110 colaboradores que desde o início vêm desenvolvendo relevantes serviços humanitários, atendendo a centenas de enfermos numa espécie de plantão permanente, onde todos buscam auxiliar os pacientes das mais diversas maneiras; desde o cuidado com a higiene pessoal até a promoção de roupas e brinquedos para as crianças tentando em parte suprir a ausência de seus familiares. São mantidos voluntários em todos os setores do hospital como Pediatria, Pronto-socorro adulto e infantil, Maternidade, Clínica-Geral enfim todas as Enfermarias e também no Ambulatório de Especialidades.

Com renda obtida através de mensalidades pagas por cada voluntário, chás beneficentes, bingos e bazar permanente promovido com a doação de roupas e objetos em condições de serem vendidos providenciam-se as compras de: muletas, bengalas, andadores, cadeiras de rodas, enxovais de bebê, leite em pós, calçados, cobertores, fraldas geriátricas, órteses e cestas básicas a serem doadas aos pacientes carentes de recursos.

Datas como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia das Mães são comemoradas junto aos pacientes. Todos os candidatos ao voluntariado são previamente entrevistados e treinados por voluntários mais experientes antes de efetivamente iniciarem seu trabalho de maneira incansável em todo o hospital. Na psiquiatria, por exemplo, é desenvolvida a laborterapia ocupando o tempo que antes era ocioso com aulas de artesanato e na brinquedoteca do hospital onde computadores doados pela Associação são mantidos pelo voluntariado atividades com as crianças são realizadas diariamente.

É mantido também um grupo de voluntárias especializadas através de curso oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde que qualifica as Doulas (em grego – mulher experiente) que acompanham as gestantes desde sua entrada até o alojamento conjunto já com seu bebê.

Tudo visando suprir integralmente as necessidades dos pacientes não só no tratamento médico, mas também em atenção aos familiares.

A razão de ser da “Associação do Voluntariado do Hospital do Mandaqui” é social e humanitária e a filosofia tem sido minimizar integralmente o padecimento físico ou moral realizando todas as atividades com dedicação e amor a todo aquele que chega ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

Adaptação do Texto de Marilda da Rocha Kaiser
Telefone de contato: 2281-5126.

voluntariado