O Hospital

Nossa História

Fundado em 1º de dezembro de 1938 pelo decreto 9566, o Hospital Mandaqui foi o primeiro hospital governamental de São Paulo especializado em tuberculose.

Com 100 leitos iniciais, expandiu sua capacidade para 450 leitos, tornando-se o ponto de partida para a rede de hospitais de tuberculose do governo estadual.

Desde seus primeiros anos, o hospital foi referência em cirurgia torácica, evoluindo e se tornando o maior centro cirúrgico especializado do estado.

O Hospital hoje

Atualmente, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui é um Hospital Geral e de ensino de nível terciário, sendo referência para o atendimento de politraumatizados na Zona Norte de São Paulo.

O hospital tem cerca de 450 leitos, um aumento significativo em relação aos 100 leitos iniciais. Essa capacidade o consolida como um dos maiores hospitais gerais da região.

O hospital é um importante centro de ensino, com programas de residência médica e estágios de especialização em áreas como enfermagem, fisioterapia e nutrição, reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso reforça sua missão de “ensino e pesquisa”.

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui atende a diversas especialidades, com destaque para a área de Radiologia & Diagnóstico por Imagem, que é considerada um dos setores mais bem estruturados do complexo.

Missão

Promover assistência segura à saúde, com respeito e ética aos usuários, desenvolvendo o ensino, a pesquisa e as práticas de excelência.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de saúde exemplar pela gestão eficiente e inovadora, e qualidade na assistência prestada.

Alcançar a excelência no ensino e pesquisa com responsabilidade social e ambiental atraindo e retendo talentos.

Valores

Ir para o conteúdo